terça-feira, 6 de março de 2012

Mais do mesmo...


Assistindo à tv no meu horário de almoço no serviço (um dos poucos momentos em que assisto à tv) chego a me assustar com a torrente de propagandas, com suas ofertas, slogans e vinhetas e, no entanto, todas anunciam as mesmas coisas... e de fato, as pessoas são cada vez mais iguais, pensamentos iguais, roupas iguais, gostos iguais, interesses iguais...
então eu penso em como a indústria e o marketing vêm exercendo poder sobre as pessoas, por meio da propaganda e da supervalorização dos nomes - marcas, status - e da imagem. Por que nos deixamos influenciar tanto? Por que deixamos que façam nossas escolhas por nós?
Temos vivido uma época de incertezas e inseguranças, de modo que, creio eu, procuramos evitar ao máximo as escolhas. Queremos certezas, ideias prontas e fixas, algo em que possamos confiar sem medo e a sociedade de massas nos proporciona isso. Melhor que isso! Fazem nossas escolhas por nós e fazem-nos acreditar que nós mesmos as fizemos...

2 comentários:

  1. Eu já até costumo dizer que a sociedade é multifuncional: criadora, controladora e assassina das personalidades.
    Inclusive, repetindo o que você me disse certa vez:"Agora fiquei com medo... eu poderia escrever um texto com exatamente essas mesmas palavras o_O" kkk'
    Beijocas, Anninha.

    ResponderExcluir

Faça parte também deste sonho...