domingo, 19 de fevereiro de 2012

Comédia (?)


Dentro de nós, todos nos sentimos como loucos - torpes e barulhentos. O palhaço torna visível esse sentimento, essa coisa grotesca e discrepante, e por isso rimos... como uma defesa contra o reconhecmento de nossa própria loucura.

O palhaço é um piadista, não por contar piadas sobre papagaios ou por fazer caretas engraçadas, mas por acreditar num mundo onde as pessoas sejam felizes e riam verdadeiramente. Suas caretas são uma reação ao mundo dito normal. O palhaço zomba do mundo, o palhaço discrepa! Rompe com os padrões morais, Rí e chora ao mesmo tempo - às vezes silencia - e seu riso e seu choro são os mais sinceros.... assim como seu silêncio.

Outro tipo de palhaço é o coringa, aquele que não pertence a naipe nenhum, não é nenhuma carta e, não obstante, pode ser qualquer carta. Estando no jogo sem pertencer, propriamente, a ele.

Sejamos então coringas, palhaços, bobos da corte, por acreditarmos no amor e na alma, por zombarmos do impossível, por dispensarmos as certezas, e sobretudo, por acreditarmos nos sonhos. Irão rir de nós, certamente, mas não é esse o nosso papel?

2 comentários:

  1. não acho que os palhaços sejam engraçados

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário inteligente no meu blog.
    Volte outras vezes.
    Retribuo sempre.

    ResponderExcluir

Faça parte também deste sonho...